terça-feira, 9 de abril de 2013

Papa Francisco encontra-se com secretário-geral da ONU

Encontro abordou situações de emergência humanitária, como na Síria, península coreana e continente africano

O Papa Francisco recebeu em audiência na manhã desta terça-feira, 9, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon. O tradicional encontro visa exprimir o apreço da Santa Sé pelo papel central da Organização na preservação da paz no mundo, na promoção do bem comum da humanidade e na defesa dos direitos fundamentais do homem.

Um comunicado divulgado pelo boletim da Santa Sé hoje informou que os diálogos se desenvolveram em clima de interesse recíproco, em particular no que diz respeito às situações de conflitos e de grave emergência humanitária. Como exemplos, foram citados, sobretudo, a Síria, a península coreana e continente africano, onde a paz e a estabilidade são ameaçadas.

Outro assunto abordado na reunião foi o tráfico de pessoas, em especial das mulheres, bem como a situação dos refugiados e dos migrantes. De acordo com o comunicado, o secretário geral da ONU expôs o seu programa para os próximos cinco anos. Tal programa está focado, entre outras coisas, na prevenção de conflitos, na solidariedade internacional e no desenvolvimento econômico equitativo sustentável.

Quanto à atuação da Igreja Católica, Papa Francisco recordou a contribuição que ela dá, a partir de sua identidade e com os meios que lhe são próprios, a favor da dignidade humana integral e para a promoção de uma Cultura do Encontro, que possa contribuir aos mais altos fins institucionais da Organização.

Após o encontro com o Papa no Palácio Apostólico, no Vaticano, Ban Ki-moon também se encontrou com o secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, que estava acompanhado pelo subsecretário para as Relações com os Estados, Mons. Antoine Camilleri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário