sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Discurso na FAO: Falta de solidariedade é desafio no combate à fome, diz Papa

Papa Francisco discursou à conferência da FAO sobre nutrição e criticou a ganância que dificulta o combate à fome.

O espírito de fraternidade pode ser decisivo para soluções adequadas no combate à fome, enfatizou o Papa Francisco, em seu discurso à 2ª Conferência Internacional sobre Nutrição, nesta quinta-feira, 20. A reunião é promovida pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

O Papa observou que, embora as nações estejam entrelaçadas entre si, tais relações acabam danificadas pela suspeita recíproca, que se converte em agressão bélica e econômica, uma realidade bem conhecida por quem passa fome e não tem trabalho.

Para Francisco, o direito à alimentação só será garantido se houver uma preocupação com essas pessoas que sofrem com a fome e a desnutrição. Muito se fala de direitos, disse o Papa, mas, com frequência, os deveres são esquecidos e talvez exista pouca preocupação com que não tem o que comer.

“Dói constatar que a luta contra a fome e a desnutrição é dificultada pela ‘prioridade do mercado’ e pela ‘preeminência da ganância’, que reduziram os alimentos a uma mercadoria qualquer, sujeita à especulação, inclusive financeira. E enquanto se fala de novos direitos, o faminto está aí, na esquina da rua, e pede um documento de identidade, ser considerado em sua condição, receber uma alimentação de base saudável. Pede-nos dignidade, não esmola”.

Fonte: Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário