quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Mensagem do Padre Fábio Nascimento sobre tempos de eleição


Em tempos de eleição se faz de suma importância uma mensagem que auxilie na responsabilidade que cada eleitor deva exercer, alguns pontos precisam ser avaliados ao invés de só contestados. Uma frase do Papa Francisco nos abre uma reflexão significativa, ele nos diz: “Devemos envolver-nos na política, pois a política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum”. O bem comum, eis o pensamento que deva motivar nosso voto, antes de pensar em um nome para lhe representar, porque é esta a função que cada candidato se propõe, representar o eleitor num ofício de governador, deputado, senador e Presidente.

Você tem pensado no bem comum da sociedade ou tem tomado proveito na hora do seu voto? Quando a sociedade for beneficiada e não uma parcela da mesma, começaremos a pensar de maneira democrática, quando cada cidadão começar a pensar nos valores de um todo abandonando o egoísmo de quem vota por camaradagem, ou favorecimentos particulares, ai começaremos a ter uma sociedade mais justa. Não se pode pensar em justiça, quando estamos às vistas de uma cruel desigualdade social, sobrando na mesa de poucos, aquilo que falta na mesa de muitos.

Escolher representantes verdadeiramente comprometidos com o bem comum é de fundamental importância, o grande problema é que vivemos uma grande crise de representatividade, onde os partidos e os políticos, com raríssimas exceções, estão desacreditados. Esse quadro não pode se converter em desânimo ou apatia em relação às eleições. A postura de ignorar seu poder e dever de escolha dos candidatos renova o ciclo altamente prejudicial que impede o desenvolvimento da sociedade brasileira. Votar bem, mais do que um exercício da cidadania, é um verdadeiro dever cristão.

Sendo assim, somos todos convocados a votar de maneira consciente, mas não pegue esta frase como um clichê típico de momentos de eleição, mas na prática da escolha qualificada de candidatos. Cultive em sua mente o reconhecimento de sua importância no processo eleitoral, fortalecendo a vivencia da cidadania e avançando rumo às transformações necessárias. A qualificada participação popular, pode dar fim a inércia dos governantes, é a partir da soberania do povo que podemos mudar o jeito de se fazer política no Brasil.

Pe. Fábio Nascimento
Pároco de Hidrolândia

Um comentário:

  1. Muito bom seu texto Padre Fabio. Fico feliz em achar seu blog depois de tanto tempo que não te vi mais desde a época que sai do seminário da prainha. Bom. Que Deus e Nossa Senhora da Imaculada Conceição abençoem sua saúde e seu sacerdócio. Abraço!

    ResponderExcluir