quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sé Vacante: termina o pontificado de Bento XVI


Desde às 20hs (horário de Roma, 16hs em Brasília), desta quinta-feira, 28, terminou o pontificado de Bento XVI, após quase oito anos à frente da Igreja Católica, e teve início o período de Sé Vacante. Esse horário foi escolhido pois era a hora em que Bento XVI costumava terminar seu dia de trabalho.

Como sinal do fim do pontificado de Bento XVI, o cardeal Carmelengo, que atualmente é dom Tarcísio Bertone, irá quebrar o anel do pescador (anel do Papa) e lacrar o apartamento e o escritório papal, à espera do novo Pontífice, como estabelece a Constituição Apostólica 'Universi Dominici Gregis'.

O anel do pescador é o sinal visível da autoridade do Papa, que ele recebe em momento solene no início do seu pontificado e usa no dedo anular direito. O anel, confeccionado em ouro, traz gravado o nome do Pontífice e a imagem em relevo do apóstolo Pedro pescando sobre uma barca. Com a morte de cada Papa, ou neste caso, a renúncia, o cardeal camerlengo quebra o símbolo na presença dos representantes do colégio dos cardeais.

Durante a Sé Vacante, toda a Igreja é convidada a se unir em oração, aos Sagrados Pastores e aos cardeais eleitores do Sumo Pontífice, e "implorar a Deus o novo Papa como dom de sua bondade e Providência", orienta a constituição 'Universi Dominici Gregis'.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário