segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Entenda porque a Bíblia deve ter lugar de destaque na família

"A Bíblia deveria ter em cada família um lugar de destaque". A afirmação é do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, Dom João Carlos Petrini.

No mês dedicado à Sagrada Escritura, o bispo explica que a Palavra de Deus não deve ficar em uma gaveta, mas sim em um lugar de fácil acesso. "De tal maneira que se crie pouco a pouco o hábito de chegar e ler meia página e depois, ao invés de comentar a fofoca dos artistas é muito melhor ler a Palavra de Deus".

Dom Petrini aponta dois caminhos para que a família inclua a Bíblia no seu dia a dia: o 1º é que se reúna por alguns minutos para ler 2, 3 ou 4 versículos. "Não precisa fazer grandes reuniões", destaca. Ele orienta especialmente a leitura de textos do Novo Testamento, por ter uma linguagem mais direta. O 2º é que se leia trechos do Evangelho que sejam significativos na vida do casal, como por exemplo recordar o Evangelho lido no dia do casamento. 

Para o bispo, os frutos desta prática são inúmeros. Ele chama atenção para a violência que tem crescido não só nas grandes cidades, mas também dentro de casa e afirma que a pessoa que reza tem um coração mais manso. 

"A pessoa que está ligada a Deus tem uma atitude mais amorosa, a pessoa que se alimenta da Palavra de Deus é claro que tem uma maneira mais atenta, tem mais disponibilidade para acolher, perdoar."

Para que a Palavra de Deus chegue a se tornar um ponto de referência para as famílias, Dom Petrini explica que ela deve ser ouvida, lida, mastigada e ruminada. “Aquela Palavra de Deus, suponhamos, lida durante o café, em dois minutos antes de sair de casa, ainda nos acompanha, é aí é que se torna uma luz que ilumina a inteligência, sabedoria que orienta o coração para posturas mais equilibradas no trato com as outras pessoas”. 

O bispo reconhece que os problemas enfrentados pelas famílias são grandes e que ninguém fica isento, mas defende que a sabedoria do Evangelho faz diferença.

Educação dos filhos na fé
“A educação dos filhos acontece de duas maneiras e jamais deve ser delegada, terceirizada”, defende o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB. “A educação dos filhos, especialmente no que é mais importante, por exemplo, a fé em Jesus Cristo, é tarefa especifica dos pais”, complementa.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário