domingo, 14 de outubro de 2012

A importância da fé na família


Na sociedade em que vivemos nos deparamos com composições familiares das mais variadas formas, cujos valores nem sempre comungam com os preceitos da igreja. Diante dessa constatação, cabe a nós, cristãos, evangelizar, divulgar com palavras e ações, a importância da fé, da vivência de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo.
 
Todos nós temos um fardo a carregar durante a nossa breve passagem pela vida terrena. Esse fardo representa os problemas que enfrentamos no dia-a-dia, seja no trabalho, na família, na Igreja, nos negócios, nos relacionamentos pessoais, nos desafios da modernidade, nas incertezas do futuro...
 
O peso desse fardo, muitas vezes acima do suportável, leva muitas pessoas ao desespero e à descrença. No entanto, para os que buscam compreender os problemas e enfrentá-los à luz do e Evangelho e dos mandamentos de Deus, ou seja, pondo em prática a fé, as reações são diferentes e as conseqüências também.
 
Não falo aqui daquela fé desesperada que as pessoas proclamam nos momentos de dificuldades, de angustias, mas daquela fé que nasce em nosso coração quando nos conscientizamos de que tudo o que somos e temos provém de Deus. Porém, é importante observar que Deus deixa a liberdade de escolha ao ser humano, por isso, praticar a fé também depende de uma escolha livre, mas que implica num modelo diferenciado de atitudes diante das diversas circunstâncias da vida.
 
Neste contexto, devemos ressaltar a importância da evangelização na família. O filho nascido em um lar que tem a família de Cristo como modelo a seguir, que escolhe viver em comunidade, dificilmente se desviará dos caminhos de Deus e dos seus ensinamentos, ainda que exposto constantemente a todo tipo de tentações.
 
É evidente que na sociedade contemporânea a tarefa de incutir a fé no coração das crianças e dos jovens não é nada fácil. Os valores morais e religiosos são constantemente bombardeados, principalmente pelos meios de comunicação que pregam o desprendimento total de tudo o que é divino.
 
A família seguidora do Cristo é o principal alvo dos contrários aos preceitos de Deus. Eles têm a certeza de que a destruição dessa pequena célula da sociedade contribuirá fortemente para o objetivo maior, que é a destruição da própria sociedade.
 
Assim, é de suma importância que a semente da fé seja plantada no coração de cada ser humano no limiar de sua vida.
 
Temos plena convicção de que somente através da fé religiosa na família e de sua vivência em comunidade, é que os seres humanos poderão vencer as barreiras impostas pela sociedade que os impedem de alcançar a verdadeira felicidade, que é a de viver em comunhão com o Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário