Hoje está começando em toda a Igreja Católica o Tempo Litúrgico chamado de Advento.
A palavra “advento” tem origem latina e significa “chegada”,
“aproximação”, “vinda”. No Ano Litúrgico, o Advento é um tempo de
preparação para a segunda maior festa cristã: o Natal do Senhor. Neste
tempo, celebramos duas verdades de nossa fé: a primeira vinda (o
nascimento de Jesus em Belém) e a segunda vinda de Jesus (a Parusia).
Assim, a Igreja comemora a vinda do Filho de Deus entre os homens
(aspecto histórico) e vive aalegre expectativa da segunda vinda d’Ele,
em poder e glória, em dia e hora desconhecidos (aspecto escatológico).
Como se estrutura o Tempo do Advento
O tempo do Advento não tem um número fixo de dias e depende sempre da
solenidade do Natal. Ele começa na tarde (1ª Vésperas) do primeiro
domingo após a Solenidade de Cristo Rei e se desenvolve até o momento
anterior à tarde (1ª Vésperas) do Natal. Ele possui quatro semanas e,
por isso, quatro domingos celebrativos. O terceiro domingo do Advento é
chamado de domingo da alegria (gaudete, em latim) por causa da antífona
de entrada da missa (Alegrai-vos sempre no Senhor), mostrando a alegria
da proximidade da celebração do Natal. O tempo do Advento se divide em
duas partes. A primeira, que vai até o dia 16 de dezembro, é marcada
pela espera alegre da segunda vinda de Jesus. A segunda, os dias que
antecedem o Natal, se destaca pela recordação sobre o nascimento de
Jesus em Belém.
A cor litúrgica do Tempo do Advento é o roxo; para o 3º domingo (Gaudete) é permitido o uso da cor rosa.
As figuras Bíblicas principais do Advento
Dois personagens bíblicos ganham destaque na celebração do Advento:
Maria e João Batista. Ela porque foi escolhida por Deus para ser a mãe
do Salvador, e ele porque foi vocacionado a ser o precursor do Messias.
Ela se torna modelo do coração que sabe acolher a Palavra e gerar Jesus.
Ele se torna modelo de uma vida que sabe esperar nas promessas de Deus e
agir anunciando e preparando a chegada da salvação. Em ambos se
manifesta a realização da esperança messiânica judaica e o anúncio da
plenitude dos tempos.
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