Desde o anúncio oficial de que a Jornada Mundial da Juventude seria
realizada no Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB
– prontificar-se a aproveitar este clima de espiritualidade presente em
todo o país para fortificar os processos de evangelização da juventude.
Portanto, o objetivo da CNBB é “Realizar
um caminho de evangelização da juventude, no Brasil, que garanta –
antes, durante e depois da JMJ – um processo de formação de jovens
apaixonados, discípulos missionários de Jesus Cristo, membros da Igreja e
participantes da construção da Civilização do Amor em nossa sociedade”.
Partindo
desta proposta, a Comissão Episcopal com os Bispos Referenciais da
Juventude nos Regionais teve a ideia de realizar um encontro pós-JMJ com
as lideranças jovens e adultas de todas as expressões juvenis
(Movimentos eclesiais, Pastorais da Juventude, Novas Comunidades,
Congregações Religiosas) e outras pastorais e serviços afins.
De
acordo com o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude
da CNBB e Secretário da Comissão Especial da CNBB para a JMJ, Dom
Eduardo Pinheiro da Silva, este encontro será uma nova oportunidade para
as pessoas acolherem os frutos da JMJ no Brasil.
“O
encontro visa refletir sobre o momento eclesial juvenil atual e, à luz
de todas estas oportunidades oferecidas, descobrir alguns caminhos
comuns para realizarmos a vontade de Deus neste campo. O fortalecimento
das lideranças e a experiência da unidade contribuirão com o trabalho
junto aos jovens nas comunidades de origem”, comentou Dom Eduardo.
Além
da temática já estabelecida, Dom Eduardo destacou que alguns documentos
da Igreja contribuirão com a dinâmica do encontro como o Documento 85
da CNBB (Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas pastorais);
Estudos 103 da CNBB (Pastoral Juvenil no Brasil: identidades e
horizontes); os pronunciamentos do Papa Francisco antes-durante-após a
JMJ Rio 2013; Documento Pastoral Juvenil da América Latina (Civilização
do Amor: projeto e missão) e Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da
Igreja no Brasil.
“Além
deste material, a metodologia se apoiará em outros materiais,
principalmente no resultado de pesquisa realizada nas dioceses sobre as 8
Linhas de Ação mencionadas no Documento 85. As reflexões que
acontecerão durante o encontro também são consideradas material
importante para atingirmos os objetivos desejados”, frisou o bispo.
O
encontro pós-JMJ deverá ser realizado de 11 a 15 de dezembro de 2013 em
Brasília. O período de inscrições, valor da taxa e forma de pagamento
ainda serão divulgados.
O legado da JMJ Rio 2013 para o Brasil – A jornada deixará muitas lembranças boas para a juventude brasileira que participa pela primeira vez do encontro.
De
acordo com Dom Eduardo um exemplo desta manifestação de acolhimento dos
jovens foi a peregrinação dos símbolos da jornada que atingiu por volta
de 3 milhões de pessoas no Brasil.
“A
Cruz de Cristo e o Ícone de Nossa Senhora, ao visitarem nossas
comunidades, acabaram provocando uma infinidade de iniciativas juvenis,
muitas delas com o compromisso de continuidade local”, afirmou o bispo.
Dom Eduardo destaca quais serão os frutos deixados pela jornada no nível pessoal, eclesial e social:
- Em nível pessoal:
fortalecimento dos valores universais e da fé cristã, discernimento
vocacional, maior interesse pela organização do seu projeto de vida,
conversões e mudança de vida, etc.
- Em nível eclesial:
jovens discípulos missionários mais entusiasmados e dispostos ao
engajamento na vida da Igreja, maior participação nos grupos e projetos
comunitários, crescimento da vivência sacramental, sopro de esperança
para a Igreja e questionamento sobre sua atuação qualificada junto aos
jovens, renovação da pastoral juvenil local, orientação e fortalecimento
dos agentes de pastoral juvenil, etc.
- Em nível social:
jovens cidadãos mais sedentos e dispostos em ver os valores humanos
respeitados, fortalecimento das utopias universais (vida, paz, justiça,
unidade, família, etc.), mais interesse em trabalhos voluntários,
crescimento da consciência de cidadania, injeção financeira, divulgação
turística, etc.
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